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Quando uma empresa inicia os trabalhos para implantar um Sistema de Gesto com o objetivo de obter uma certificao, independente da norma envolvida, comum ela sentir a necessidade de contratar profissionais especialistas e experientes para orientar o planejamento, a implantao e a manuteno do Sistema de Gesto. Esses profissionais so conhecidos como consultores. Mas antes de responder a pergunta do ttulo desta publicao, vamos entender o que leva uma empresa a contratar uma consultoria. Podem ser vrios os motivos, por exemplo:


Mesmo que a empresa possua colaboradores experientes e competentes em seus respectivos processos, normalmente essas pessoas no possuem conhecimento dos requisitos normativos, como os da ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, entre outras normas de gesto. claro que se pode obter esse conhecimento por meio de cursos, treinamentos e mentoria, mas mesmo assim, no so todos os profissionais que tem a habilidade de multiplicar esse conhecimento de forma prtica para garantir a implantao ou adequao dos processos necessrios para a conquista da certificao. Nesses casos, a consultoria essencial, pois alm do conhecimento, os consultores possuem a experincia e a habilidade necessria para ajudar a empresa nessa caminhada.


Em alguns casos, a empresa possui funcionrios com o conhecimento, a experincia e habilidades necessrias para tocar o projeto de certificao. Porm, a equipe pode ser reduzida, ou ento pode existir uma alta demanda de atividades, impedindo que esses colaboradores tenham tempo suficiente para dispensar a energia necessria nesse projeto. Em casos assim, dependendo do cargo e da formao dos colaboradores envolvidos, pode ser mais vantajosa, tanto financeiramente quanto estrategicamente, a contratao de consultores externos, com foco e tempo especfico para esta atividade.

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Talvez a empresa tenha o conhecimento e uma equipe dimensionada adequadamente para o projeto. Mas muitas vezes a apresentao do certificado vlido uma exigncia de clientes, investidores, rgos fiscalizadores, entre outras partes interessadas. Quando h um prazo envolvido, a empresa pode perceber que a contratao de consultores experientes pode agilizar o processo de implantao e dar mais segurana para a equipe receber uma auditoria externa de certificao em um tempo menor do que seria o ideal, devido urgncia.


Agora sim podemos responder a pergunta: A consultoria pode ajudar o cliente durante uma auditoria externa?


Infelizmente, muitos auditores, por orientao ou no dos Organismos Certificadores onde atuam, no permitem que consultores acompanhem a auditoria, ou quando permitem, deixam claro que eles no podem se expressar durante a auditoria. Com certeza, quem deve ser auditado, responder os questionamentos dos auditores, so os colaboradores da empresa responsveis pelos processos. Mas no h base normativa, tampouco legal, que impea os consultores de acompanhar uma auditoria externa de seus clientes, inclusive ajudando quando necessrio. Cabe a empresa auditada e seus consultores contratados decidirem essa participao ou no.


E qual a postura recomendada pela LHS Certificadora ao treinar e orientar seus auditores?


Usando como referncia a prpria ISO 9001 no requisito 7.1.6, onde fica estabelecido que "o conhecimento organizacional pode ser baseado em fontes externas, como por exemplo: normas, academia, conferncias, compilao de conhecimento de clientes ou provedores externos." justamente isso que os consultores so: provedores externos de conhecimento. Esse conhecimento precisa estar acessvel, principalmente nas primeiras auditorias de certificao, quando o cliente mais precisa.


"Conhecimento organizacional pode ser baseado em fontes externas, como por exemplo: normas, academia, conferncias, compilao de conhecimento de clientes ou provedores externos." ISO 9001:2015, item 7.1.6, nota 2, letra b.


Por isso, logo na reunio de abertura, quando h consultores presentes, nossos auditores so orientados a dizer que eles podem ficar vontade para se comunicar e para colaborar com o auditado quando for necessrio. Caso os consultores abusem disso durante a auditoria, nossos auditores educadamente iro lembr-los de que quem deve responder os questionamentos so os auditados e que eles podem ajudar quando ficar evidente a necessidade ou quando o prprio auditor solicitar essa ajuda. Essa troca de conhecimento essencial durante a auditoria, e muito bem-vinda. Essa postura amigvel e colaborativa estabelece uma relao de confiana entre auditados, consultores e auditores, capaz de permitir que os objetivos da auditoria sejam alcanados sem nunca colocar em xeque a tica, a responsabilidade e a autoridade de cada parte envolvida.


Esperamos encontrar voc na prxima auditoria. Conte com a gente!